in

Arroz de Polvo Português

Se existe um prato perfeito de arroz talvez seja o arroz de polvo, para mim é ainda mais delicioso que arroz de marisco, muito porque arroz de marisco é uma receita inconstante por vezes é baseada em aproveitamentos ou do que se “apanha”, ou outras vezes é demasiado marisco e marisco tende a ser muito doce o que dá um arroz demasiado doce, basicamente é uma receita que tem muitas variações e como tal por vezes é deliciosa outras vez é boa, mas o arroz de polvo nunca falha e nunca desilude.

A receita de arroz de polvo não é assim tão dissimilar que a do arroz de marisco, é importante cozinhar no caldo ou usar o caldo para fazer o arroz, e a base é sempre de tomate, não é um caldo de tomate, mas o tomate está lá para juntar todos os aromas, sem contar que tomate é delicioso ;D

Receita clássica de Portugal de o delicioso arroz de polvo, podes fazer com polvo congelado ou crú, mas lembra-te de limpar o polvo se este estiver crú.

Ingredientes

  • Polvo – 1kg
  • Cebola – 1 Grande
  • Alho – 3 Dentes
  • Tomate – 2 (Ou o equivalente de polpa)
  • Arroz Carolino – 1 Copo
  • Água – 2+1/2 Copos (Do Caldo de Cozedura do Polvo)
  • Caldo de Marisco – 1 Cubo
  • Louro – 2
  • Coentros – Uma Pitada
  • Azeite – Uns Fios
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

Começa por limpar e cozer o polvo, aqui vão instruções mais detalhadas para cozer polvo para este ficar bem tenro ;D
Para cozinhar o polvo limpa este e retira as entranhas, depois prepara uma panela grande com água quente, com 2 folhas de ouro, uma cebola em quartos, uma pitada de sal e um fio de azeite.
Quando a água estiver a ferver, agarra no polvo e mergulha este na água, retira e volta a mergulhar, faz isto 3 vezes e depois a 4a vez deixa dentro de água, escaldar desta forma a pele ajuda a este ficar presa e não se separar da carne do polvo.

Baixa então o lume para médio baixo e deixa cozinhar, um polvo de 1kg (pequeno) deve demorar uns 45minutos a 1 hora a ficar pronto.
Retira o polvo da água e guarda a água de parte, corta o polvo em cubos (nota que por vezes podes fazer um polvo maior e usar este para diferentes pratos, metade para um arroz de polvo o resto para assar por exemplo).

Numa panela larga para fazer o arroz começa por preparar um refogado com a cebola e alhos picados finamente com um fio de azeite e folhas de louro, deixa refogar.
Quando a cebola estiver dourada, junta o tomate pelado picado em cubos pequenos e deixa cozinhar um pouco, seguido do arroz e uma pitada de sal.
Por fim junta 2+1/2 copos do caldo da cozedura do polvo e o caldo de marisco e deixa cozinhar uns 10 a 15 minutos até o arroz ficar tenro.

Junta então o polvo cortado em cubos, deixa ferver, prova e retifica de sal e pimenta e junta um pouco de coentros picados, mexe e já está, pronto a servir. Bom Apetite!

Notas: Se queres uma receita ainda mais autêntica podes retirar o caldo de marisco, mas eu gosto do sabor e parece-me que intensifica o aroma do arroz sem tirar nada ao sabor do polvo. Também algumas receitas trocam coentros por salsa, como também juntam um pouco de sumo de limão ou vinagre para cortar na doçura. Podes também trocar a água de cozedura por caldo de marisco ou vinho branco.
Podes acrescentar mais arroz se quiseres fazer render mais o arroz de polvo.

Esta receita de Arroz de Polvo Português foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Porco Frito Japonês

Caracóis de Portugal