in

Porco Frito Japonês

Para hoje temos tonkatsu, mais outra receita bem tradicional Japonesa, tonkatsu pode parecer algo super complicado mas é super simples, é basicamente um panado de porco, a única diferença é que o corte de porco é mais grosso e este é panado com pão panko, pão panko é um tipo de pão branco que é seco e picado como se fossem ripas assim depois de panado o pão fica super crocante mas com uma textura fantástica.

Tonkatsu originalmente era com carne de vaca, mas tornou-se famosa e querida no Japão quando se começou a usar carne de porco, e hoje existem diversos restaurantes especializados em tonkastu, sempre servido frito e servido com couve picada, mas podes encontrar tonkatsu barato vendido como sandes em lojas de conveniência, normalmente com uma espécie de porco picado em vez de um bife de porco, a acompanhamento em lojas de caril japonês, vamos então a receita.

Receita tradicional Japonesa de Tonkatsu, Bifes panados em panko fritos de porco, servidos com couve picada.

Ingredientes

  • Porco – 2 Bifes Grossos (2 ou 3 dedos de altura)
  • Farinha – 2 Colheres de Sopa
  • Pão Panko – 60gr
  • Ovo – 1 L
  • Couve – 1/4 (Picada Finamente)
  • Óleo de Girassol – Para Fritar
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

Começa por picar a couve finamente numa juliana ou com a ajuda de uma mandolina, deixa esta de parte (é boa ideia cortar com antecedência, porque assim a couve vai ter tempo de libertar água e ficar mais tenra na altura de comer).
Prepara os bifes, no Japão é comer dar uns cortes no lado do bife e depois uns cortes em formato de diamante na superfície dos bifes, mas eu pessoalmente acho que isso desfaz demasiado a carne, eu prefiro retirar excesso de gordura (mas deixo ainda um bocado) e depois bato com um martelo, só uma vez de cada lado, e depois empurro o bife para tentar molda-lo mais ou menos no formato mais alto, não queres o tonkatsu demasiado fino, mais vale pequeno e alto que baixo e comprido.
Tempera ambos os lados com sal e pimenta, deixa de parte a descansar.

Prepara 3 pratos fundo, um com o pão panko, tu queres deitar um pouco de água, normalmente umas gotas salpicadas para cima do pão panko chega, mistura, apenas queres que este fique um pouco mais húmido assim vai agarrar melhor e ter uma melhor textura.
Noutro prato junta o ovo e uma colher de sopa de óleo de girassol, bate o ovo bem.
Por fim um prato com um pouco de farinha.

Passa então o bife pela farinha, sacode um pouco, passa pelo ovo e por fim deita no pão panko, vais primeiro passar pelo pão e depois deita uma pilha de pão por cima e pressiona o bife, assim ao sacudires o panko vai ficar bem preso ao bife e vais ter uma boa camada de pão, repete para o outro bife e deixa ambos a descansar uns 10 minutos.
Agora está na altura de fritar, tu queres fritar numa temperatura mais baixa uns 170ºC da primeira vez, vais fritar só por uns 2 minutos, 1 minuto cada lado, depois retira o tonkatsu, limpa o óleo com uma escumadeira.

Aumenta a temperatura do óleo para uns 180ºC e volta a juntar o tonkatsu para fritar outra vez, desta vez +/- 1 minuto cada lado até ficar bem dourado.
Retira o tonkatsu para papel absorve ou melhor uma grelha onde este pode estar a escorrer.
E já está, pronto a servir com a couve picada, bom apetite.

Notas: O Tonkatsu muitas vezes é servido com um molho, o chamado… Molho de Tonkatsu a marca mais famosa é a Bul-Dog, este é um molho espesso que tem por base algo similar a molho worcestershire, mas se fores a restaurantes de tonkatsu eles vão ter diversos molhos, aliás com alguns cortes específicos de porco tens molhos diferentes, de baseados em molho de soja, molhos de sésamo em que vais moer o teu próprio molho, molhos mais tipo barbecue.
Também no mesmo seguimento podes fazer tonkatsu com frango, vaca, queijo, ou podes dar sabor ao porco com limão, miso, caril etc

Esta receita de Tonkatsu Porco Frito Japonês foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Coxinha de Frango

Arroz de Polvo Português