in

Arroz Doce Branco de Alcochete

O tradicional Arroz Doce Branco de Alcochete é ideal para esta altura do ano, como o nome diz, um arroz doce branco é um arroz doce sem ovos, logo este não tem a cor mais tradicional amarelada, este é também um arroz doce menos denso e doce, mas não deixa de ser delicioso.

Também é um tipo de arroz doce comum em restaurantes, muito porque ao retirar os ovos da receita o arroz doce fica mais barato, menos enjoativo mas também aguenta mais tempo, sendo a receita de Alcochete uma das melhores receitas de arroz doce sem ovos, vamos a receita!

Receita de Arroz Doce Branco de Alcochete

Ingredientes

  • Leite – 300ml (Gordo)
  • Canela – 1 Pau
  • Limão – 1 Casca
  • Arroz Carolino – 150gr (Ou outro Arroz de Grão Curto e Redondo)
  • Água – 340ml
  • Açúcar – 225gr
  • Manteiga – 20gr (Ou Margarina)
  • Canela – Para Polvilhar (Em Pó)
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

Começa por lavar o arroz, deixa este de parte a escorrer.
Num tacho em lume alto, junta a água, sal, manteiga, casca de limão e pau de canela.
Quando a água começar a ferver baixa o lume para médio e adiciona o arroz, agora sempre mexendo, deixa este cozinhar, até a água evaporar quase toda (não deixes o tacho ficar seco completamente).
Num tacho a parte aquece o leite (ou podes aquecer no micro-ondas, mas nota que é importante o leite estar bem quente).
Quando a água do arroz estiver quase toda evaporada, baixa o lume e deita metade do leite bem quente, seguido de metade do açúcar, mexe sempre e bem.
Deita então o resto do leite e açúcar, envolve e deixa cozinhar até notares (e vais notar) que a mistura começa a engrossar e a ficar mais espessa, demora entre 5 a 20 minutos.
Retira então do lume e deita numa travessa ou em tacinhas individuais, deixa arrefecer.
Por fim leva ao frigorífico e polvilha e decora com canela em pó, bom apetite e Feliz Páscoa.

Dicas: A receita tradicional usa por vezes margarina, mas manteiga é mais saudável, tem um aroma mais agradável e vai dar mais cremosidade e ajudar ao arroz doce assentar, eu sei… tudo fica melhor com manteiga ;D

Também é super importante usar leite gordo, é a combinação da gordura do leite, manteiga e amido do arroz que vai criar o creme do arroz doce, visto que não tem os ovos para ajudar nesse processo.

Ahhh e em 99% das receitas podes sempre tirar umas gramas de açúcar sem grandes problemas, mas neste caso precisas do açúcar senão o arroz doce vai ficar um pouco triste e sem sabor.

Fonte: https://www.iguaria.com/

Como Fazer Pão de Queijo Brasileiro

RABANADAS DE LEITE (BRASIL)