in

Batatas Fritas Belgas

Quem é que não gosta de uma pilha de batatas fritas caseiras, neste caso fui fazer batata frita com palitos mais grossos, por vezes chamadas de batatas fritas belgas ou holandesas ou batata frita tipo steakhouse porque são muitas vezes servidas com bifes e carne, basicamente são batatas fritas cortadas em palitos mais grossos.

O truque para boas batatas fritas em casa reduz-se a 3 pontos, primeiro, boas batatas para fritar, se não sabes bem quais as melhores variedades de batatas para fritar, segue o artigo, mas comprar batatas para fritar no supermercado normalmente é o suficiente porque é uma variedade que vai ter pouco amido e vai fritar bem.

O segundo ponto é cortar estas com antecedência e deixar de molho em água, isso vai deixar elas mais secas ao fritar, vai impedir de colarem e vão ficar muito mais estaladiças.

E por fim fritar duas vezes, primeiro a uma temperatura mais baixa, para por um lado cozinhar melhor o interior, porque tu queres o interior como se fosse puré de batata mas o exterior bem crocante, essa primeira fritura vai ajudar na primeira parte, e depois secar e voltar a fritar numa temperatura mais alta para acabar de cozinhar e deixar o exterior bem estaladiço, vamos então a receita!

Receita de Batatas Fritas Belgas

Deliciosa receita de batatas fritas tipo belgas, isto é batatas fritas bem grossas, perfeitas para mergulhar em maionese ou para acompanhar um belo bife.

Ingredientes

  • Batatas – 4 (Grandes)
  • Óleo – O Necessário para Fritar (Girassol ou Amendoim)
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Com alguma antecedência, começa por descascar as batatas, depois corta estas com uma faca ou mandolina com corte em palito grosso as batatas, o importante é que cortes elas para terem mais ou menos a mesma grossura para cozinharem por igual.
  2. Leva tudo a uma tigela cheia de água, lava bem as batatas cortadas, escorre e volta a encher de água, cobre com película aderente e lega ao frigorífico por umas horas até 12 horas.
  1. Quando for altura de fritar as batatas, retira estas do frigorífico e escorre, depois com um pano ou dois panos ou com papel de cozinha, dispõe as batatas e seca estas.
  2. Por fim aquece o óleo tu queres ele não muito forte, algo lume médio baixo, se tens um termómetro de cozinha então é por volta de 150ºC, se não tens a certeza ou se quando deitares as batatas elas começarem a fritar em demasia podes sempre reduzir o lume e deitar mais batatas na frigideira isso vai reduzir a temperatura.
  3. Deixa elas fritarem mas não queres que elas ganhem cor por isso para esta grossura uns 3 ou 4 minutos, queres elas amareladas e meio moles quando tirares do óleo para papel absorvente.
  4. Repete até não teres mais batatas.
  5. Aquece então o óleo para uns 200ºC ou se tiveres um pedacinho de pão, deita este no óleo quando o pão começar a borbulhar então são +/- 200ºC, deita só umas quantas batatas e frita estas até ficarem bem douradas o que pode ser de uns 2 minutos a 5, retira elas para papel de cozinha para ficarem bem sequinhas, repete para as restantes batatas.
  6. E já está, umas belas batatas fritas bem crocantes tipo belgas, tempera com uma pitada de sal e bom apetite!

Esta receita de Batatas Fritas Belgas foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Lemon Curd simples e delicioso

Como Fazer Pão de Queijo Brasileiro