in

Pão Naan Indiano

Nunca foram a um restaurante indiano e pensaram bem este pãozinho naan é delicioso e tão fresco, bem porque 99% das vezes é acabado de fazer, podes fazer ele num forno de pão ou numa frigideira e como qualquer massa levedada depois de teres a massa pronta podes fazer um monte de pãezinhos naan num instante.

Eu sei que existem diversas variedades, doces com coco ou com alho, mas esta é e receita base, se quiseres fazer as restantes variedades é fácil é só rechear ou cobrir com os molhos, eu vou pôr em baixo algumas das variedades populares, vamos a receita!

Receita de Pão Naan Indiano

Ingredientes

  • Farinha – 270gr
  • Açúcar – 3 Colheres de Chá
  • Fermento de Padeiro – 10gr (1 Carteira)
  • Sal – Uma Pitada
  • Sementes de Anis – 1/2 Colher de Chá (Opcional)
  • Iogurte – 100gr
  • Azeite – 2 Colheres de Sopa
  • Água – 175ml (Quente)
  • Manteiga – Para Pincelar
  • Coentros – Picados (Ou Salsa)

Instruções

Numa tigela junta a farinha, fermento de padeiro, açúcar e sementes de anis, mistura.
Noutra tigela junta o iogurte, azeite e água quente, mistura
Junta então os elementos líquidos com os sólidos, mistura até criar uma bola de massa um pouco peganhento, deixa essa bola dentro de uma tigela grande e cobre de película aderente e um pano, deixa então a levedar por 1 hora a 1 hora e meia, num lugar quente até a massa duplicar de tamanho.
Depois da massa duplicar de tamanho, retira esta para uma bancada de mármore ou uma tábua grande polvilhada de farinha, polvilha também a massa de farinha e vai adicionando de farinha só o suficiente para a massa não pegar.

Estica a massa até criar um tronco, depois corta este em doses individuais, no meu caso foram 6 doses mas podes cortar maiores ou mais pequenas de acordo com o tamanho de pão naan que queres fazer.
Estica então com a ajuda de um rolo a massa não é preciso ser muito exato com o formato apenas que fique fina, nota que a massa vai inchar 3 vezes mais ao cozinhar, por isso podes rolar a massa bem fina.

Agora vais levar a um frigideira bem quente, aconselho uma frigideira anti-aderente ou uma frigideira de ferro fundido, estas vão soltar com mais facilidade o pão.
Ao cozinhar vais ver que este vai começar a fazer bolhas, cozinha ambos os lados até ficarem bem dourados, retira da frigideira e repete até não teres mais massa.
Depois de feitas pincela generosamente cada naan com manteiga derretida e uma pitada de coentros e já está, bom apetite.

Dicas: Não precisas de fazer todos ao mesmo tempo, podes guardar a massa uns 2 dias no frigorífico sem problemas. Podes também fazer outras versões de pão naan as clássicas são:
Naan de Alho, simples junta numa frigideira alho picado e manteiga e cozinha em lume brando por uns minutos, depois pincela o naan com esta mistura e uma pitada de coentros.
Peshwari Naan, muito comum para o pequeno-almoço este vem da cidade de Peshawar no Paquistão, basicamente usas um pouco de mais massa, esticas bem fina e depois recheias com frutos secos, passas e coco ralado, dobra a massa, prensa um pouco e cozinha como normal.
Paneer Naan, como o nome diz este é recheado de queijo paneer, coentros e cebola picados, cominhos e garam masala.
Aloo Naan, este é recheado de puré de batata misturado com flocos de malaguetas, coentros e garam masala.

Fonte: https://www.iguaria.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sardinhas assadas com pimentos

Bolo Tres Leches Mexicano