in

MOLOTOF TRADICIONAL COM CARAMELO

Quem é que não adora um belo molotof, tambem conhecido por pudim de claras é uma excelente forma de utilizar aquelas claras que ficam a mais 🙂

Um molotof basicamente é um merengue cozinhado em banho-maria no forno para criar um bolo pudim ao qual juntas caramelo.

Receita de Molotof

Ingredientes

  • Claras – 11
  • Açúcar – 10 Colheres de sopa
  • Caramelo – Já feito ou fazes o teu
  • Manteiga – A gosto

Instruções

Bate as claras em castelo até ficarem firmes, depois vamos começar o merengue adicionando aos poucos o açúcar sempre batendo e depois do açúcar acabar adiciona 2 colheres de sopa de caramelo, bate até ficar tudo bem incorporado, prova para ver se está ao teu gosto (não queres demasiado doce porque ainda vai ter caramelo por fora).
claras-batidas-em-merengue
Agora pré-aquece o forno a 180ºC e numa forma castelo (aquelas que tem um buraco no meio), untada bem com manteiga, não sejas forreta, unta mesmo bem.
Depois deita ás colheradas as claras na forma, vai batendo a forma no fundo e alisando bem com uma espátula para retirar o máximo de bolhas de ar que possam formar (como podes ver nas fotos eu devia ter batido mais um pouco).
massa-de-molotof-na-forma
Por fim coloca um tabuleiro com bastante água no forno e põe dentro desta a forma com o molotof, deixa cozinhar 1 minuto por cada clara que puseres, neste caso são 11 minutos, depois desliga o forno e deixa a porta do forno entre-aberta com uma rolha para o forno ao arrefecer acabar de cozinhar o molotof e torna-lo mais rijo.
Quando o forno estiver pouco morno ou frio, podes retirar o molotof, deixa este esfriar completamente antes de desenformar (ao arrefecer ele deve encolher ligeiramente e separar da forma).
molotof-cozido
Desenforma num prato e cobre com mais caramelo, ou como no meu caso que o caramelo estava um pouco forte, mistura um pouco de água quente com o caramelo para torna-lo mais fraco, guarda no frigorífico e serve frio.
molotof-classico
E já está, bom proveito!
Dicas: Um molotof também fica delicioso coberto com ovos moles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Como Fazer Crepes Clássicos

Tradicional Tiramisú Italiano