in

Porco Panado em Vinha D’Alhos

Ui nada como um belo panado, não tem muito que saber, por isso neste caso eu mudei um pouco a receita, primeiro usei bifes mais grossos de porco, estava a pensar em comprar costeletas to cachaço, mas depois lembrei-me que por uns meses eu andava apaixonado com elas e já tenho receitas de costeletas do cachaço panadas hehehe.

Por isso vai lombo de porco com um corte mais generoso e uma marinada de vinha de alhos, louro e limão para dar um toque mais saboroso e sumarento ao porco, e tenho que admitir que saiu mesmo no ponto, claro tens de ter cuidado, como o porco é mais grosso este tem de fritar um pouco mais, por isso tive de fritar no óleo menos quente, servi com esparguete com parmesão, mas podes servir com o quiseres, aliás, penso que fica fantástico como uma sandes, fica para a próxima! Vamos à receita.

Receita de Porco Panado em Vinha D’Alhos

Ingredientes

  • Esparguete – 200gr
  • Porco – 2 Bifes Altos
  • Vinha de Alhos – 1 Colher de Sopa
  • Louro – 1 Folha
  • Limão – 1/2 (Sumo)
  • Farinha – O Suficiente para Panar
  • Ovo – 2
  • Pão Ralado – +/- 100gr
  • Manteiga – Uma Noz
  • Parmesão – Uma Pitada
  • Óleo Vegetal – Para Fritar (Usei Óleo de Girassol)
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por pôr os bifes de porco cobertos de película aderente e bater umas belas vezes com um martelo de carne até a carne ficar mais tenra, se não tiveres um martelo de carne usa um rolo de massa.
  2. Depois junta os bifes num prato de sopa com a vinha de alhos, louro e sumo de limão mistura bem e tempera com sal e pimenta, sela o prato com película e leva ao frigorífico por 1 hora.
  3. Quando estiver perto da altura de fazer os bifes, retira estes para fora do frigorífico, retira da marinada e deixa estes voltarem a temperatura ambiente.
  4. Começa por cozer o esparguete numa panela com bastante água quente e uma pitada de sal, quando o esparguete estiver tenro, escorre e tempera com uma noz de manteiga.
  5. Põe uma frigideira com 3 dedos de óleo ao lume, quando o óleo estiver perto de estar quente (podes ver isso se adicionares um pedaço de pão ao óleo ou o cabo de uma colher de pau, se começar a borbulhar então está quente), baixa um pouco o lume.
  6. Prepara três pratos de sopa, um com farinha, um com ovo batido temperado com sal e por fim um com o pão ralado.
  7. Passa o bife pela farinha, sacode, passa este pelo ovo batido e por fim põe no pão ralado, pressiona um pouco o bife no pão para este ficar bem agarrado e põe num prato, repete para o outro bife.
  8. Aquece então o óleo, põe uma frigideira com 3 dedos de óleo ao lume, quando o óleo estiver perto de estar quente (podes ver isso se adicionares um pedaço de pão ao óleo ou o cabo de uma colher de pau, se começar a borbulhar então está quente), baixa um pouco o lume.
  9. Deixa os bifes escorregarem para dentro da frigideira com óleo, frita estes até a cobertura ficar bem dourada, toma atenção, que vale a pena virar cedo e algumas vezes para teres a certeza que o porco fica bem cozinhado e a cobertura fica dourada, mas não queimada.
  10. E já está, serve com o esparguete polvilhado de parmesão e aproveita o teu meio limão que sobrou e corta fatias para poderes regar nos panados de porco, bom apetite.

Fonte: https://www.iguaria.com/

Pico de Gallo

Como Fazer Crepes Clássicos