in

Baba de Camelo Portuguesa

Eesta é a receita clássica, normalmente tens de cozer o leite creme para caramelizar (tanto rapidamente numa panela de pressão ou lentamente numa panela), mas hoje em dia consegues comprar leite condensado já cozido com facilidade, dai que vou usar esse para uma versão ainda mais rápida ;D

Receita de Baba de Camelo Portuguesa

Receita tradicional portuguesa de baba de camelo ou doce de leite condensado caramelizado, esta versão usa leite condensando já cozido.

Ingredientes

  • Leite Condensado Cozido – 1 Lata (+/- 400gr)
  • Ovos – 5
  • Frutos Secos – A Gosto (+/- 100gr Nozes, Amêndoas e Avelãs)
  • Instruções
  • Começa por separar os ovos.

Bate as claras em castelo.
Junta o leite condensado cozido com as gemas, bate bem, até ficar super cremoso.

Envolve com cuidado e sem bater as claras na mistura de leite condensado cozido e gemas, deita em taças e leva ao frigorífico, já está!

Opcionalmente antes de servir, pica uns frutos secos e leva a uma frigideira a torrar um pouco, deita estes por cima de cada tacinha de baba de camelo antes de servir, bom apetite e Feliz São Martinho.

Notas: Uma baba de camelo é um doce bem… doce e como tal é sempre boa ideia adicionar mais alguma coisa, muitas vezes é um pouco de bolacha maria ralada por cima ou no fundo da taça, só isso já é o suficiente para dar um pouco mais textura e cortar na doçura, ou claro usar frutos secos como eu fiz, pepitas de chocolate, lâminas de amêndoa ou outras bolachas, experimenta. O segredo para uma boa baba de camelo é bater bem tanto as gemas como as claras e envolver com cuidado vai ser esse ar que vai tornar a baba de camelo cremosa. Começa por bater as claras em castelo assim depois não tens de limpar as varas da batedeira, podes ir bater as gemas e leite creme com as mesmas varas sem problemas, enquanto que ao contrário não funciona porque se as varas estiverem sujas não vais conseguir pôr as claras em castelo.
Esta receita de Baba de Camelo Portuguesa foi criada inicialmente no Iguaria.com.

Batatas Mediterrânicas cheias de sabor

Moelas de Galinha