in

Como saber quando um Bolo está cozido

Eu acho sempre piada quando alguém nos comentários agradece por eu estar sempre a repetir para ver se o bolo está pronto espetar com um palito e ver se sai seco, eu faço isso, porque nem toda a gente conhece o truque e porque toda a gente tem um forno diferente, 30min a 180ºC no meu forno pode não ser o mesmo no teu e por isso é sempre melhor ir verificando.

Mas existem outras formas de saber quando um bolo está pronto, como também alguns pontos importantes a ter em conta mesmo seguido estes passos…

Formas de Saber quando um Bolo está Pronto

Quando Podes Ver que não Está Pronto – Quantas vezes já vi pessoas abrir o forno para ver, quando se pode ver claramente pela janela do forno que o bolo está longe de estar pronto, eu só adicionei esta nota para relembrar para não abrirem a porta do forno, o Universo agradece! ;D

Picar o Centro do Bolo – Eu sei, eu sei, mas um palito, um fósforo, uma faca fina e longa, qualquer coisa que vá até ao centro do bolo (normalmente não é necessário ir ao fundo), se esta sair com massa pegada ou demasiado peganhento, então o bolo ainda não está cozido (ver as exceções em baixo).

*Jiggle Jiggle* Abana um pouco o Bolo – Se este ainda está demasiado húmido ele vai mover como um liquido se estiver já assado ou perto ele vai mover-se mais como um sólido.

Se o Topo de Bolo sentir como uma Almofada – Carrega com o dedo no topo do bolo se este tiver fofo e voltar ao lugar como uma almofada então o bolo já está cozido.

Se os Lados do Bolo estão a Separar da Forma – É a forma tradicional de ver se um pão-de-ló está pronto, se este começar a separar do papel, o mesmo se passa na forma, quando o bolo acaba de assar e logo libertar a maior parte do gás e humidade que tem dentro ele vai começar a separar-se da forma ou papel que usas para forrar a forma.

Se o interior do Bolo estiver nos 98ºC – Se tiveres um termómetro de cozinha se a temperatura do centro do bolo for superior a 98ºC então ele está cozido e pronto para sair do forno, porque 98ºC porque a temperatura máxima de água é 100ºC (ao nível do mar) e logo se o interior do bolo está perto dessa temperatura quer dizer que a maioria da água já evaporou, claro que não queres que toda a água evapore, senão o bolo vai ficar duro que nem pedra ;D

Dicas e Exceções a Regra com Bolos

Bolos Húmidos ou com Ingredientes Húmidos – Algo como bolo de cenoura, um bolo pudim, um bolo tipo brownie ou como na foto do artigo um delicioso e rústico bolo de maçã, ao picar com o palito o palito pode sair molhado ou peganhento e pensas que o bolo ainda não está cozido, por isso é importante pensar sempre no bolo que estás a fazer, se o bolo é suposto sair húmido então tens de tirar este antes de ficar seco!

O Mesmo com Bolos muito Arenosos – Bolos que se desfazem com facilidade, muitas vezes quando inseres o palito este sai com muitas migalhas agarradas e pensas que é capaz de não estar ainda pronto, normalmente já estão prontos.

Bolos e Doces Sensíveis ao Calor – Existe uma série de doces e bolos que são extremamente sensíveis a variações de calor, como soufles ou merengues, nesses tens de uma certa maneira adivinhar a se correr mal tentar para a próxima ajustar o tempo, porque ao contrário de um típico bolo ao abrires o forno para ver se está pronto podes estragar o doce.

O Topo está Demasiado Caramelizado Logo está Pronto – Não, isso pode ser só porque deixaste o grill do forno ligado, nessa altura o importante é ver se o bolo está assado ou não, se estiver, perfeito, tira, se não estiver cobre este com uma folha de aluminio para proteger um pouco o topo e dar tempo de acabar de assar.

Testa Sempre antes do Tempo dado pela Receita – Mais vale mil vezes um bolo meio cozido que um bolo super cozido ou queimado, eu marco sempre o tempo da receita no forno e uns 5 ou 10 minutos antes no meu relógio/telemóvel assim não só tenho 2 avisos em relação ao bolo, mas posso começar a ver se já está pronto antes de qualquer acidente.

E já está, espero que tenham gostado das dicas, se têm alguma boa dica para ver quando um bolo está pronto que eu não tenha falado, então digam da vossa justiça nos comentários, até a próxima! ;D

Assadura

A melhor receita de Bacalhau com Natas à portuguesa