in

Como preparar o café perfeito na cafeteira italiana Moka

Toda a gente adora um café perfeito! Tome nota das nossas sugestões e surpreenda os seus convidados.

Toda a gente adora um café perfeito! Tome nota das nossas sugestões e surpreenda os seus convidados. Aprenda a preparar o café perfeito na cafeteira italiana Moka. 

Beber café é um hábito bastante saudável, que é frequentemente estudado pela comunidade científica. Esta bebida está associada a diversos benefícios, se for consumida de forma moderada. Se for bebido em exagero, os seus benefícios são anulados e o hábito pode tornar-se em algo nocivo. A quantidade máxima que se deve consumir por dia é de 400 mg de cafeína.

Como uma chávena de café contém entre 80 a 125mg de cafeína, só deve beber no máximo 3 chávenas diárias (pois a cafeína ainda pode ser encontrada noutros produtos, como chocolates, chás, refrigerantes, bebidas energéticas). Por isso, opte pela qualidade em vez da quantidade. Temos o método ideal.

Como preparar o café perfeito na cafeteira italiana Moka

A cafeteira italiana Moka desperta-nos o prazer de servir um café perfeito, seja aos outros ou a nós mesmos. Sendo um modelo de cafeteira relativamente recente, a sua invenção em 1933 revolucionou a forma de se fazer café. Desde então, o formato permanece o mesmo.

Origem da Moka
A Moka (também conhecida como Moca) é uma cafeteira inventada em meados de 1933. Foi Alfonso Bialetti, um engenheiro italiano, que esteve na origem deste objeto tão valioso para os verdadeiros amantes do café. A invenção mais famosa de Bialetti deveu-se a uma ideia que o engenheiro italiano teve para uma máquina de lavar roupa usada na época.

A experiência profissional do italiano que trabalhava numa fundição seguramente que contribuiu para que o alumínio fosse o material escolhido para o fabrico desta cafeteira, algo que ainda hoje se revela acertado.

café perfeito na cafeteira italiana Moka
Como preparar o café perfeito na cafeteira italiana Moka
Contexto
Inicialmente, as cafeteiras foram produzidas artesanalmente, numa pequena escala. Desde o ano da sua invenção até ao final da Segunda Guerra Mundial, apenas eram vendidas anualmente 70 mil cafeteiras do género.

Contudo, a cafeteira italiana Moka, depois de 1946, começou a encantar o mundo e a adquirir um lugar especial na casa dos amantes do café. Depois do filho de Bialetti ter assumido a liderança da empresa, começou uma produção em larga escala. O investimento realizado em publicidade e a divulgação do produto foi outro passo relevante que levou ao sucesso do produto.

Saiba como usar a cafeteira italiana Moka
O uso da pressão natural do vapor na preparação do café é uma das grandes vantagens da cafeteira. Ela tem um princípio similar ao que existe nas máquinas de expresso profissionais, funcionando como uma chaleira. Assim, a cafeteira é capaz de produzir uma bebida encorpada e forte.

O método ideal

– Encha o compartimento inferior com água.
– Coloque a quantidade desejada de pó de café no compartimento indicado.
– Encaixe o compartimento do café no recipiente.
– Coloque a cafeteira na boca do fogão, sob lume brando.
– Desligue o lume, após o café ficar pronto. Bastarão 5 minutos.

O processo

O processo consiste, basicamente, em levar a água a ferver.
Depois, a ebulição leva a um aumento da pressão dentro da cafeteira, fazendo com que a água atravesse o funil e, posteriormente, passe pelo pó de café até chegar ao recolhedor.

Como preparar o café perfeito na cafeteira italiana Moka

– Prepare um café verdadeiramente perfeito. Siga estas dicas importantes:
– Coloque a água (em temperatura ambiente).
– Use pó em moagem média para grossa.
– Coloque no recolhedor algumas gotas de água gelada
– Remova a cafeteira do lume, logo que a água comece a evaporar.
– Antes de servir, mexa o café dentro da cafeteira.
– Depois, limpe a cafeteira com água quente e remova inteiramente os resíduos de café.

Informação
Preparar uma chávena de café na cafeteira italiana Moka, pode revelar-se um ato simples no quotidiano, mas pode ser um pequeno ritual de grande prazer. Assim, a bebida preparada no conforto do nosso lar não fica atrás dos expressos servidos nas confeitarias e restaurantes.

Experimente, prove e comprove!
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde devidamente qualificado.

Fonte; https://ncultura.pt/

Arroz de cabidela à Minhota (receita tradicional)

Fórmula mágica para as melhores batatas assadas do mundo