in

Fórmula mágica para as melhores batatas assadas do mundo

Conheça os truques mais indicados para fazer um acompanhamento de excelência.

Saiba como fazer um acompanhamento de excelência. Conheça a fórmula mágica para as melhores batatas assadas do mundo.

As batatas assadas revelam-se um dos melhores acompanhamentos, podendo ter um papel de destaque em diversos tipos de prato, nomeadamente assados, sejam eles de peixe ou de carne.

Quando as batatas assadas são feitas corretamente, são absolutamente deliciosas. As batatas assadas perfeitas devem apresentar-se estaladiças por fora e tenras e macias por dentro.

As batatas assadas também podem ser servidas como umas entradas criativas num almoço ou jantar especial. Outra opção é servir as batatas assadas como um snack, como uma alternativa às batatas fritas, podendo assim saborear as batatas juntamente com algum molho ou molhos. Por exemplo, num evento familiar, enquanto se assiste a um jogo de futebol.

Recorra a produtos de qualidade~

Use produtos de qualidade, pois recorrer a ingredientes frescos e locais (idealmente) revela-se uma estratégia sensata para qualquer receita.
Além de estimular a economia local, essa estratégia permite que se comprem produtos a um preço acessível e os produtos até são mais deliciosos.

Pré-aquecer do forno

Pré-aquecer o forno é uma etapa importante. Deve colocar o forno a uma temperatura entre os 180ºC e os 200ºC. Pré-aqueça o forno com uma antecedência de cerca de 15 minutos.

Mise en place

A organização dos ingredientes deve ser feita com antecedência. Assim, ter tudo o que a receita pede bem organizado diante si evitará que tenha surpresas desagradáveis de última hora.

O corte das batatas~

As batatas devem ser cortadas em fatias finas, devendo as fatias apresentarem o mesmo tamanho. Para que assem bem, elas devem ter a mesma forma, o mesmo tamanho.
Corte em gomos ou cubos. O importante é que tenham o mesmo tamanho e espessura. Assim, elas irão assar por igual e ficarão crocantes por todo.

Coloque as batatas de molho
As batatas destinadas a serem assadas devem primeiro ficar de molho por 10 minutos, sensivelmente. Esta estratégia fará com que as batatas libertem um pouco da sua água e do seu amido. Este procedimento impede que as batatas escureçam e ainda ajudará a tornar as batatas mais crocantes.

O método é simples: coloque as batatas (descascadas, lavadas e cortadas) num recipiente com água fria. Depois, coloque-as de molho pelo tempo indicado. De seguida, escorra as batatas e seque-as bem.

Pincele com azeite
Antes de colocar as batatas para assar, experimente dar umas pinceladas com azeite nas batatas. Este procedimento pode parecer simples, mas será o suficiente para tornar as batatas mais douradinhas e crocantes.

Nesse momento, pode ainda temperar as batatas com sal e pimenta. Pode ainda usar outros temperos, especiarias e ervas aromáticas a seu gosto.

O grande final
Quando se está a assar as batatas, é importante fazer o grande momento final, que consiste em aumentar a temperatura do forno.

Nos últimos 5/10 minutos, retire o tabuleiro ou assadeira com as batatas, mexa-as para que elas assem por igual e aumente a temperatura para os 200ºC-220ºC.

Este final permitirá que todas as batatas fiquem mais douradas e crocantes.

Batatas assadas

Ingredientes

  • – 3 batatas médias
  • – Salsa picada, a gosto
  • – Orégãos, a gosto
  • – Azeite, a gosto
  • – Sal, a gosto
  • – Pimenta, a gosto

Modo de Preparação

– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Pré-aqueça o forno e coloque-o a uma temperatura de 200 graus.
– Primeiro, lave e descasque as batatas. Depois, corte-as em oito pedaços.
– Coloque-as numa assadeira.
– Depois, faça o tempero com sal e pimenta, a gosto.
– Salpique com salsa picada.
– Faça o mesmo com os orégãos.
– Posteriormente, regue com azeite.
– Leve a assadeira ao forno, para assar por cerca de 20 minutos.
– Se necessário, deixe até dourar.
– Bom proveito!
– Este acompanhamento é destinado a 4 pessoas, sendo feito em apenas 30 minutos.

Como preparar o café perfeito na cafeteira italiana Moka

Segredos para a torta de chocolate perfeita