in

Ensopado de Vitela com batatas

É um clássico ensopado de carne caseiro, uma receita estrela na minha cozinha. Preparar este tipo de receita de carne requer, em primeiro lugar, não ter pressa.

Ingredientes

  • 1,5 kg pernil de vitela desossado
  • 2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 2 cenouras grandes
  • 6 batatas médias (galego se possível)
  • 6 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 1 copo de vinho tinto (220 ml.)
  • Sal e pimenta preta moída na hora (a gosto)
  • 750ml de caldo de carne
  • 2 tomates grandes maduros
  • 1 folha de louro, orégano, salsa fresca, tomilho e alecrim

Deve ser cozinhado em lume brando, dando-lhe o tempo necessário para obter uma mistura de sabores, texturas e cheiros que tornam o prato uma delícia.

Ainda que com este nome, rosbife, possamos certamente encontrar infinitas receitas dependendo da região e da casa onde é preparado, o que não pode faltar em qualquer caso é carne de qualidade e umas batatas deliciosas.

Também é importante que a carne que compramos seja de muito boa qualidade, pois é o ingrediente principal. Escolhi a carne de agulha desossada, embora a opção de pernil também fosse um sucesso (já falei sobre isso na receita de pernil).

Se você puder prepará-lo no dia anterior, será ainda mais saboroso do que feito na hora. Se gosta deste tipo de pratos, não se esqueça de consultar outras receitas de ensopados. Mesmo siga nossas recomendações e dicas para cozinhar como um mestre.

O ponto da carne é mais difícil de controlar mas podemos deixá-lo bem curto no tempo, uns 15 minutos na panela, verifique o ponto e continue cozinhando, já aberto, até que a carne fique perfeita.

Esta receita vai agradar a toda a família, quem precisa de um bom pedaço de pão para mergulhar no molho, um prato todo gostoso.

Preparação
Limpamos a carne da gordura e a cortamos em pedaços grandes. Aqueça um fio de azeite em uma panela. Doure a carne para que fique bem selada por todos os lados. Retire a carne da panela e reserve.
Na mesma panela e com o azeite de ter dourado a carne. Refogue as cebolas com os dentes de alho, todos cortados em cubos pequenos. Cozinhe a cebola em fogo baixo por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
Adicione as cenouras cortadas em fatias e continue cozinhando por mais 10 minutos.
Adicione os tomates lavados e picados e continue cozinhando por 8-10 minutos a partir do momento em que a caçarola estiver quente novamente.
Acrescentamos o vinho tinto. Deixe o álcool evaporar por alguns minutos antes de adicionar as ervas aromáticas, orégano, salsa, tomilho e alecrim.
Podemos fazer um buquê com as ervas do ramo para facilitar a remoção delas da panela no final do cozimento.
Tempere com sal e pimenta e adicione a carne que reservamos à caçarola.
Cubra com o caldo de carne e deixe começar a ferver antes de cobrir a panela. Cozinhe a carne por 2 horas em fogo médio com a panela tampada.
Assim que verificamos que a carne está macia e no ponto, retiramos da panela e reservamos. Também retiramos as ervas aromáticas do molho e as descartamos.

Fonte: https://www.recetasderechupete.com/

Biscoitos caseiros de manteiga de amendoim

Receita de Rosquinhas Tontas. Um clássico da doçaria Espanhola