in

O MELHOR BOLO DE MÁRMORE. Fácil, rápido e econômico

O bolo mármore é sem dúvida um bolo que sempre chama a atenção. Siga o passo a passo e você não terá margem para erro. É tão bonito e é tão rico que todos vão gostar. É perfeito para o café da manhã e lanches e, se tiver crianças em casa, para elas levarem um pedaço para o recreio. Se rachar um pouco, nada acontece, é porque a consistência das duas massas não é a mesma. Ainda assim, dá-lhe um aspecto rústico que eu adoro.

Ingredientes
para 8 pessoas

  • 250 g de farinha (2 xícaras)
  • 200 g de açúcar (3/4 xícara e 2 colheres de sopa)
  • 6 ovos grandes
  • 125ml de água (1/2 xícara)
  • 50ml de óleo de girassol
  • 30 g de cacau puro (1/8 xícara)
  • 1 colher de baunilha
  • 15 g de fermento químico ou fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • Manteiga ou spray para untar

1.- Preparar o molde. Usei um molde com base de 22 centímetros e altura de 7 centímetros. Coloque papel manteiga na base e feche a forma. Corte o excesso. Unte as paredes e a base com spray desmoldante e espalhe bem com um pincel. Forre as paredes da forma com tiras de papel manteiga.

2.- Pré-aqueça o forno a 170 graus com aquecimento para cima e para baixo e sem ventilador.

3.- Separe as claras e as gemas em duas tigelas diferentes. Faço este passo para poder introduzir muito ar nas claras.

4.- Bata as claras em neve. Adicione uma pitada de sal. Bata as claras com a batedeira. Comece com uma velocidade baixa e vá aumentando a velocidade. Adicione metade do açúcar quando as claras estiverem embranquecidas. Continue batendo até chegar ao ponto de neve. Você terá os brancos prontos quando perceber que eles têm uma cor branca brilhante, desenham picos e são muito firmes.

5.- Junte o restante do açúcar às gemas. Misture sem a necessidade de limpar as hastes. Pare de bater quando eles ficarem esbranquiçados.

6.- TRUQUE. Como o bolo vai ter duas massas, separamos uma parte da farinha em um recipiente do mesmo tamanho do cacau para que a consistência das duas massas resultantes seja a mesma. Reserve estes dois recipientes.

7.- Adicione o fermento químico ou fermento em pó à farinha.

8.- Prepare a massa. Adicione a água e o óleo à tigela de gemas e bata novamente. Incorpore a farinha juntamente com o fermento através de uma peneira. Misture com o misturador. Transfira metade da massa para outro recipiente.

9.- Adicione, através de uma peneira, a farinha que reservou anteriormente a uma parte da mistura e bata. Adicione a baunilha. Adicione, através de uma peneira, o cacau à outra parte da mistura e bata. Corrija a massa com um pouco de água até obter a mesma consistência em ambas as massas.

10.- Adicione as claras de ovo às duas misturas. Com movimentos envolventes ajudando você com uma espátula ou uma língua. Aos poucos, até terminarem todos os brancos.

11.- Prepare o bolo. Sirva-se com uma panela para colocar a massa na forma. Vá alternando panelas de massa com chocolate e panelas de massa sem chocolate. A distribuição fica ao seu gosto. Com um palito de espeto, faça formas caprichosas.

12.- Asse o bolo a 170 graus com calor para cima e para baixo e sem ar por 45 minutos. Espete com um palito e retire do forno se sair limpo.

13.- Desenforme o bolo. Abra a forma, retire o papel das paredes, da base e deixe esfriar sobre uma grade.

Para deixá-lo bonito, faça formas bonitas com o palito em cima.

Fonte; https://www.annarecetasfaciles.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

TARTE DE ATUM COM MASSA CASEIRA

Clafoutis de Pessegos. Uma sobremesa rápida, económica e deliciosa!