in

TARTE DE ATUM COM MASSA CASEIRA

Além de preparar uma massa caseira infalível, ensino passo a passo como recheá-la e como decorá-la. Uma receita tradicional sem complicações que fará você parecer um cozinheiro experiente. A massa fica bem dourada e suporta perfeitamente o recheio. É uma opção perfeita para comer fora de casa porque é muito fácil de transportar e frio é uma delícia.

Ingredientes
Para 6 a 8 pessoas

  • Para a massa:
  • 450 g de farinha de trigo
  • 200ml de água morna
  • 100ml de azeite
  • 1 ovo
  • 10g de sal
  • 5 g de fermento de padeiro desidratado ou 10 g de fermento fresco
  • Para o recheio:
  • 400 g de atum enlatado
  • 1 pimentão vermelho grande
  • 2 cebolas pequenas ou 1 grande
  • 350g de molho de tomate
  • 4 ovos para cozinhar e 1 ovo para pintar a tarte
  • 2 alhos, sal e azeite

1.- Cozinhe os ovos. Coloque os ovos numa panela com água ao lume e, quando a água começar a ferver, espere 10 minutos e retire-os do lume.

2.- Prepare a massa. Coloque a água, o fermento de padeiro, o óleo e a farinha em uma tigela. Misture com uma espátula e acrescente o ovo batido. Misture e adicione mais farinha e sal. A farinha é melhor incorporá-lo em duas vezes. Quando a massa sair da tigela, é hora de amassar.

3.- Amasse. Você pode amassar em cima do mármore, na batedeira, na máquina de pão ou com a batedeira de varetas com o acessório de amassar. Eu amassei por 10 minutos com o acessório gancho da batedeira.

4.- Despeje a massa sobre o mármore. Espalhe um pouco de farinha no mármore, despeje a massa por cima e forme uma bola. Coloque um pouco de azeite em uma tigela e coloque a massa por cima, coberta com um pano, até aumentar de volume. Você pode deixar descansar no forno desligado por cerca de duas horas e meia.

5.- Prepare o molho. Corte os legumes. Corte a cebola finamente. Coloque um bom fio de azeite numa frigideira e adicione os legumes à medida que os corta. Cozinhe-os em fogo moderado para que cozinhem lentamente. Corte também a pimenta em cubos. Adicione os dentes de alho inteiros e o tomate a gosto quando o óleo começar a brilhar. Adicione um pouco de sal e retire do fogo quando começar a ver o óleo novamente e o tomate tiver reduzido.

6.- Modele a tarte . Espalhe a farinha no mármore, despeje a massa, dê-lhe uma forma alongada e divida-a em duas partes: uma ligeiramente maior que a outra. (Assista o vídeo como eu faço). Abra a parte maior, que será a base, até cobrir toda a base da assadeira. Abra a massa no rolo e coloque-a na assadeira forrada com papel manteiga enfarinhado. Reserve a outra parte da massa dentro de um pano para que não seque.

7.- Espalhe o sofrito na base da tarte. Tenha cuidado para não atingir a borda porque é aí que você vai fechá-la. Cubra com o atum bem escorrido. Pique os 4 ovos cozidos e distribua-os por toda a tarte. Coloque um pouco de sal em cima do ovo.

8.- Pré-aqueça o forno a 200 graus com aquecimento para cima e para baixo.

9.- Cubra a tarte. Espalhe um pouco de farinha no mármore e estique a massa com o rolo. Pegue com o rolo e deixe bem colocado na empanada. Junte as duas massas pela borda e corte todo o excesso de borda. Feche bem a borda. (Assista o vídeo como eu faço).

10.- Prepare a decoração. Amasse bem os pedaços de borda que você removeu da tarte. Estique com o rolo e corte as tiras. Coloque as tiras em cima da tarte e pinte a com ovo batido para que grudem e dêem brilho. Você pode cortar formas com um cortador de massa e colocá-las em cima da tarte ao seu gosto. Basta pintar com ovo batido.

11.- Leve a tarte ao forno. Fure a com um garfo, para que a massa não quebre, tomando cuidado para não estragar a decoração. Asse por aproximadamente 35 minutos.

Meu conselho para preparar a tarte de atum com massa caseira:
Você pode usar fermento seco ou fresco. Se você usar fermento fresco, você deve usar o dobro da quantidade.

Para preparar o sofrito, você pode usar o molho de tomate que costuma usar ou o tomate natural, que deve reduzir até que a água evapore.

RABANADAS FRANCESAS

O MELHOR BOLO DE MÁRMORE. Fácil, rápido e econômico