in

BOLO DE CLARAS COM LARANJA

Há cerca de cinco séculos, pela altura dos Descobrimentos, chegava a Portugal muito açúcar do Brasil. Por outro lado, havia por cá muitas galinhas que punham imensos ovos. As freiras, nos conventos, faziam criação das ditas galinhas e usavam as claras dos ovos como goma para os seus hábitos. Ora, está bom de ver… sobravam as gemas. O que fazer, então, com tantas gemas e tanto açúcar? As freiras deram largas à imaginação e foi assim que começou a deliciosa tradição da doçaria conventual portuguesa. Como as freiras que existem já não precisam de usar as claras como goma para os hábitos, agora há que inventar o que fazer com as claras 😉

Ingredientes:

  • 8 claras
  • 200 gr de açúcar
  • 75 gr de margarina
  • 150 ml de leite
  • Raspa de duas laranjas
  • 300 gr de farinha para bolos já com fermento
  • Rodelas de laranja e fios de ovos + creme de pasteleiro (opcional)

Preparação:

Bater as claras em castelo bem firme. Juntar os ingredientes secos (farinha e açúcar) e ir deitando a margarina derretida (costumo usar da líquida – Becel para cozinhar). Mexer bem. Ir deitando também o leite devagar de forma a que fique tudo bem ligado. Juntar a raspa da laranja e mexer de novo, batendo bem a massa. Vagarosamente vá juntando as claras de forma a envolver bem. Deite o preparado numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve a cozer em forno a 180º até espetar um palito e este sair seco. A massa coze rapidamente porque é muito leve, mas devemos verificar com o palito se está cozida. Não devemos retirar logo o bolo do forno para que não baixe, deixe arrefecer um pouco no forno.

Como este bolo foi servido numa festa de aniversário, quis dar-lhe um toque especial. Depois de desenformado e totalmente arrefecido, cortei o bolo ao meio e recheei-o com creme de pasteleiro. Por cima decorei com rodelas de laranja e fios de ovos para ficar mais enriquecido.

Espero que gostem 🙂 Bom apetite! 

Fonte: https://deliciosapaparoca.pt/

Tão, mas tão bom! Receita espanhola tradicional de ovos rotos

Coelho com arroz à moda do meu avô