in

BAVAROISE DE MANGA COM CHANTILLY 

BAVAROISE DE MANGA – Bavaroises, pudins, gelados e mousses, tudo bem fresco, são sobremesas típicas de verão e que sabem bem durante o tempo quente.

BAVAROISE DE MANGA

As bavaroises podem (e devem) ser feitas de véspera e guardadas no frigorífico para depois serem servidas geladinhas no fim de uma saborosa refeições.

Ingredientes:

  • 100 gr de palitos de La Reine
  • 1 lata grande de polpa de manga
  • 1 manga 
  • Sumo de limão ou lima qb
  • 80 gr de açúcar
  • 2 iogurtes gregos de manga
  • 4 claras de ovo
  • 10 folhas de gelatina
  • 1 pacote de gelatina em pó com sabor a manga
  • Hortelã para decorar
BAVAROISE DE MANGA

Para o chantilly: um pacote de natas frescas para bater, 2 colheres de sopa de açúcar e 6 folhas de hortelã menta

Preparação:

Coloque as folhas de gelatina numa tigela com água fria para amolecerem e hidratarem. Num tachinho aqueça um pouco da polpa de manga (umas 5 colheres). Assim que estiver a ferver, retire do lume e deite aqui as folhas de gelatina já amolecidas. Mexa muito bem até a gelatina derreter completamente. Depois misture este preparado com a restante polpa de manga. Junte os iogurtes, o sumo de um quarto de limão ou meia lima e metade da manga cortada em pedaços. Misture. Reserve a restante manga para decorar no fim. Bata as claras em castelo com 80 gr de açúcar e junte-as ao preparado anterior, envolvendo delicadamente.

BAVAROISE DE MANGA

Unte uma forma de fundo amovível com óleo. Forre as laterais da forma com os palitos de La Reine (cortados ao meio para ficarem da altura da forma). Depois de ter os palitos de pé, todos em redor da forma, deite lá dentro a mistura de mousse de manga. Leve ao frio pelo menos 5 horas ou deixe ficar de um dia para o outro. Quando a mousse estiver totalmente solidificada, faça a gelatina em pó de acordo com as instruções do pacote (com água a ferver e depois água fria nas quantidades indicadas). Deite a gelatina numa tigela e deixe arrefecer. Quando vir que a gelatina está a começar a solidificar (mesmo nos primeiros momentos, não espere mais tempo), deite o preparado cuidadosamente por cima da bavaroise que ainda se mantém na forma. Volte a levar ao frio e deixe a gelatina solidificar por cima da bavaroise. Vai formar uma bonita camada brilhante. Se quiser uma altura grande de gelatina, faça bastante quantidade. Eu pretendia fazer apenas uma placa fina, por isso usei metade da quantidade de um pacote de gelatina. Quando retirar as laterais da forma e a colocar num prato, a bavaroise vai manter-se enformada e a placa brilhante faz um acabamento lindo e delicioso. Terminei fazendo uma cercadura de pedaços de manga em redor da mousse e decorei com folhas de hortelã menta.

Para acompanhar ainda fiz um chantilly de menta: num almofariz coloquei 6 folhas de hortelã menta e duas colheres de sopa de açúcar branco. Triturei com o pilão e, desta forma, obtive um açúcar verde e aromatizado com a menta. Bati um pacote de natas e, quando começaram a ficar firmes, juntei o açúcar de hortelã. Continuei a bater até as natas estarem firmes, com consistência de chantilly.

Bom apetite!

Fonte: https://deliciosapaparoca.pt/

Jardineira de Vaca. Experimente esta receita típica Portuguesa!

Queijadas de Cenoura. São uma verdadeira tentação!