in

Como fazer o Gin Tónico perfeito. Para os dias mais quentes!

Para refrescar nos dias mais quentes, sugiro um bom Gin Tónico Cítrico e bem fresco!

Gin Tónico

1. O gin deve ser preparado num copo largo para que a bebida possa respirar e libertar os seus aromas. Há quem defenda o copo com pé alto para não se correr o risco de aquecer a bebida com as mãos. Quanto a isso, Carballo responde: “Um copo baixo, de boca larga, é o copo perfeito para o gin”.

2. O gelo tem de aguentar mais de 25 minutos. Carballo explica que há duas classes de gelo: o que é feito em casa e o industrial, que pode ser adquirido, a título de exemplo, nas bombas de gasolina. O segundo aguenta muito mais tempo sem derreter, pelo que vai melhorar a experiência — o copo deve estar completamente cheio de gelo. Depois de inseridas as pedras, é dar uma volta com a colher de bar para arrefecer as paredes do copo.

3. Não há uma medida obrigatória, mas sim aquilo que se estima ser a solução mais equilibrada para a bebida, daí que o conselho geral seja 5 centilitros de gin para 20 de água tónica. “Na minha opinião, podemos chegar até aos 6, 6,5 centilitros. De 6,5 para cima sabe muito a gin, abaixo de quatro sabe muito a água tónica.”

Gin Tónico

4. A água tónica, à semelhança do gin, é um mundo. Há águas mais e menos amargas e há, inclusive, tónicas com sabores. No Lisbonita Gin Bar a preferência recai sobre as águas neutras, isto é, as que não se sobrepõem aos aromas do gin — são águas tónicas não invasivas.

5. O gin tónico deve ser servido muito frio e com muito gás. Carballo explica que é preciso cuidado quando inserir a água tónica na mistura, de forma a que esta não perca o gás. E acrescenta que, caso não tenha uma colher de bar em casa (para ajudar a escorrer lentamente a água tónica), pode simplesmente inclinar o copo.

6. Aromatizar um gin também requer indicações específicas. Quando usamos citrinos deve-se cortar a casca fina com um descascador (no caso das laranjas, por exemplo, não se pode chegar à parte branca do fruto porque isso vai conferir amargura à bebida). As ervas aromáticas, dependendo do tipo, são colocadas diretamente no copo — mas antes de o fazer deve-se colocar a folha nas mãos e apertá-la, de modo a libertar os aromas, e ainda passá-la pela borda do copo.

7. O gin deve ser bebido em cerca de 15 minutos para que não fique muito aguado.

8. Como a bebida precisa de estar sempre muito fria, Carballo aconselha a colocar a garrafa de gin no congelador, o que não é permitido fazer nos restaurantes/bares. A bebida não congela porque tem mais de 40 graus de álcool e, em vez de líquido, o gin sai um pouco mais espesso.

Gin Tónico

Fonte: Observador.pt

Lombo de porco no forno que não fica seco. Macio e muito suculento!

Receita de Tarte muito fresquinha de Maçã com Limão