Bolo de rum – Na sua versão grande, era muito habitual ver este bolo nas meses familiares, servido no final do almoço domingueiro. Tinha rum em casa e resolvi por logo mãos à obra. E resultou muito bem. Obtive um bolo fofo e esponjoso, deliciosamente embebido em rum, com um sabor e uma textura exactamente iguais aos das minhas memórias de juventude. Uma sobremesa deliciosa e de confecção fácil, que eu gosto de degustar ao natural. Mas se desejar, pode acompanha-la com creme chantilly e fruta fresca fatiada (tipo morangos, quivis…).

Ingredientes para 6-8 pessoas
- manteiga para a forma
- 150 g de açúcar
- 3 ovos grandes
- 60 g de manteiga derretida, morna
- 150 g de farinha
- 1 saqueta (+/- 11 g) de fermento para bolos – tipo pó Royal
Calda de rum
- 250 g de açúcar
- 450 ml de água
- 150 ml de rum escuro (+/- 10 colheres de sopa) – ou de cachaça escura, aguardente velha…

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar generosamente uma forma redonda de buraco com manteiga e reservar.
Colocar o açúcar e os ovos no copo de uma batedeira. Bater até obter uma mistura homogénea. Juntar a manteiga derretida e a farinha previamente misturada com o fermento. Bater durante mais uns segundos, até a massa ficar bem homogénea e ligada.
Transferir a massa para a forma. Levar ao forno – a 180ºC – durante 15 minutos. Baixar a temperatura do forno para 150ºC e deixar cozer durante mais 15 minutos.
Pouco antes do final da cozedura do bolo, preparar a calda. Colocar o açúcar e a água num tacho pequeno. Levar a ferver e adicionar o rum. Deixar borbulhar em lume médio durante 3 minutos.
Desenformar o bolo para um prato fundo. Verter a calda para cima do bolo, devagarinho. Regar sem parar com o auxílio de uma pequena concha ou de uma colher de sopa até a calda ficar quase toda absorvida pelo bolo.
Servir o bolo frio, acompanhando eventualmente com natas batidas em chantilly e fruta fresca cortada.
Fonte; http://elvirabistrot.blogspot.com/