TARTE DE ARROZ DOCE – Hoje trago uma receita italiana, da região da Toscânia. Sendo o arroz doce uma das minhas sobremesas favoritas, tinha a certeza que ia adorar. É composta por duas camadas. A de cima faz lembrar o crème caramel, uma camada delicada de pudim (embora tenha optado por polvilhá-la com canela). A camada de baixo é mais densa, como um arroz doce envolvido em creme. Rica em sabores, aromatizei com baunilha, tonka, raspas de limão e canela. Uma autêntica delícia que foi devorada num instante!

- 500ml de leite gordo, morno
- 6 ovos
- 250g de açúcar
- 100g de arroz (p/ sobremesas)
- 2 pitadas de sal
- Raspas de limão (ou laranja)
- Raspas de tonka (opcional)
- 1/2 vagem de baunilha, raspada
- Canela em pó p/ polvilhar
Untar uma forma de 21 a 23cm com manteiga e polvilhar com farinha. Cozer o arroz em água com uma pitada de sal, cerca de 10 minutos, até ficar al dente. Escorrer e reservar.
Tradicional: Bater ligeiramente os ovos com o açúcar, o sal, as raspas e a baunilha até ficar homogéneo. Juntar o arroz cozido e o leite morno e misturar com uma vara de arames.
Thermomix-Bimby: Colocar no copo os ovos, o açúcar, o sal, as raspas e a baunilha e misturar 1min/vel.3. Juntar pelo bocal o arroz cozido e o leite morno e misturar 20 seg/ vel.2, colher inversa.
Deitar o preparado na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 50 a 60 minutos, até ficar dourado por cima e ligeiramente firme ao toque.
Fonte: https://cocoebaunilha.com/