in

Receita dos Travesseiros de Sintra. Parecidos aos da casa Piriquita

Foto do site Lisboa Secreta

Os travesseiros de Sintra, só começaram a ser confecionados anos depois das famosas queijadas de Sintra. Foi após a segunda Guerra Mundial, altura em que a família proprietária da pastelaria Piriquita sentiu a necessidade de crescer e criar novos produtos para chamar a atenção dos seus clientes. Uma das curiosidades neste doce é a existência de um ingrediente secreto, que nem os funcionários que ali trabalham sabem qual é.

Foto do site Lisboa Secreta

Um doce típico português que nasceu em Sintra e que cativou todo o país (e também os turistas internacionais). Aprenda a fazer travesseiros de Sintra.

INGREDIENTES

800 g massa folhada
600 g açúcar
300 g amêndoa moída
8 gemas
2 dl água
1 colher de café de canela em pó
qb farinha para polvilhar
qb açúcar em pó para polvilhar

PREPARAÇÃO

Leve ao lume um tacho com a mistura de água e açúcar e deixe ferver durante 8 minutos. Adicione as amêndoas moídas, misture bem, retire do lume e deixe arrefecer um pouco.

Mexa ligeiramente as gemas dos ovos (não bata muito), adicione-as ao tacho, misture bem e leve ao lume, com o cuidado de mexer sempre até levantar fervura.

Retire do lume, adicione a canela, misture e deixe arrefecer.
Ligue o forno a 180 graus. Estenda a massa folhada com o rolo em cima da mesa polvilhada com farinha deixando-a com uma espessura fina e em forma de rectângulo.

Depois corte-a em rectângulos pequenos com aproximadamente 15 por 6 cm. Deite um pouco da mistura da amêndoa em cima de cada rectângulo e dobre para obter travesseiros, tendo o cuidado de fechar bem as extremidades.

Coloque-os no tabuleiro do forno previamente passado por água fria e coza durante 20 minutos (ou até ficarem dourados).
Retire, deixe arrefecer e sirva-os polvilhados com bastante açúcar em pó.

DICAS

Deve estender a massa folhada até atingir a espessura de 4mm, polvilhando ligeiramente com farinha sempre que necessário para não pegar nem ao rolo nem à mesa.

Os travesseiros de Sintra podem também ser feitos com recheio de ovos moles. Vai fugir um pouco à receita original mas ficam muito saborosos. Se quiser fazer esta opção, pode espreitar aqui a receita de ovos moles. 🙂

O tempo de cozedura varia com a potência do seu forno. Se quiser fazer os travesseiros de Sintra mais rapidamente, pode optar por aquecer o forno ao máximo e deixá-los cozer durante 15 minutos.

Fonte: https://www.vortexmag.net/

Açorda de Alho com Bacalhau e ovo. Uma das maravilhas do Alentejo!

Receita de Caldo Verde à Alentejana