in

Malassadas dos Açores. Uma iguaria deliciosa e tradicional desta bela região portuguesa!

As Malassadas dos Açores são uma iguaria deliciosa e tradicional desta bela região portuguesa. Com uma história que remonta há séculos, essas massas fritas conquistaram o paladar de gerações e são uma presença indispensável nas festividades e celebrações locais.

As malassadas têm uma textura macia por dentro e uma casca crocante por fora, e são conhecidas por sua forma redonda e achatada. Elas são feitas com uma massa simples, composta de farinha, açúcar, ovos, leite, manteiga e uma pitada de sal. A massa é levedada e depois frita em óleo quente até ficar dourada e irresistível.

Uma das características mais marcantes das malassadas açorianas é a sua versatilidade. Elas podem ser saboreadas de diferentes maneiras. Muitas vezes são servidas simplesmente polvilhadas com açúcar, o que ressalta o sabor adocicado e a textura macia. Outra opção é rechear as malassadas com doce de leite, geleia ou creme de baunilha, proporcionando um contraste delicioso entre a massa e o recheio.

As malassadas dos Açores são tão queridas que até ganharam um dia especial para celebrá-las. No último dia do Carnaval, conhecido como Terça-feira Gorda, é tradição saborear essas delícias açorianas. As ruas enchem-se de pessoas animadas, prontas para desfrutar das malassadas fresquinhas que são vendidas em barraquinhas espalhadas pelas ilhas.

Além do Carnaval, as malassadas são um prazer que pode ser desfrutado durante todo o ano. Muitos cafés e pastelarias nas ilhas açorianas oferecem esse quitute irresistível em seus cardápios diários, sendo uma opção deliciosa para um lanche ou sobremesa.

A RECEITA  ❤️‍🩹

Ingredientes

1 quilograma de farinha de trigo
8 unidades de ovo
30 gramas de fermento biológico fresco
3 unidades de laranja (suco)
1 cálice de aguardente ou cachaça
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
óleo para fritar
açúcar e canela para empanar

Como fazer Malassadas dos Açores:

Para fazer esta receita portuguesa comece por peneirar a farinha e o açúcar para um bowl grande. Dissolva o fermento em um pouco de água morna, junte no meio da farinha e misture.

Em seguida acrescente a aguardente ou cachaça e o suco das laranjas e misture com as mãos, até obter uma massa grudenta. Junte os ovos um a um, sempre trabalhando a massa com as mãos, até virar uma massa de consistência mole.
Dica: Se a massa ainda estiver pesada depois de adicionar todos os ovos, junte um pouco de leite também.

Quando a massa estiver pronta cubra com um pano e deixe repousar por 2-3 horas em um local ameno. No final desse tempo a massa deverá ter um aspeto rendilhado.

No fim desse tempo esquente o óleo. Pegue pedaços de massa com as mãos e modele em um disco achatado. Coloque fritando quando o óleo estiver quente e vire para que as malassadas fiquem douradas de ambos os lados. Retire para um papel absorvente para escorrer o excesso de óleo.


Por fim envolva as malassadas dos Açores numa mistura de açúcar e canela e estão prontas! Sirva ainda quentes ou mornas, pois ficarão duras quando esfriarem. Aprenda também a fazer outros doces típicos portugueses

Bolo de Grão-de-Bico com Calda de Laranja

Deliciosa Receita de Tarte de Natas: Para os amantes de doces tradicionais