in ,

Dicas para fazer o churrasco perfeito para os dias de calor

Mal chega o calor, a vontade é de sair para o jardim, juntar a família e os amigos e fazer o churrasco perfeito. Saiba como.

Se é à volta da mesa que se criam momentos especiais, o mesmo se pode dizer durante a preparação do churrasco perfeito. A família e os amigos no quintal, enquanto a música ambiente preenche o silêncio entre gargalhadas e palavras de quem está de bem com a vida.

Fazer o churrasco perfeito não é só preparar uma refeição saudável e cheia de sabor, mas também sobre todo um serão que despoleta o melhor que há no ser humano: a alegria, os sorrisos.

Antes se começar, respeite sempre as regras de segurança:

  • Lave bem as mãos antes de preparar os alimentos, depois de tocar em carne crua e antes de servir e comer;
  • Descongele sempre os alimentos antes de cozinhar, a não ser que a receita que está a seguir diga especificamente o contrário;
  • Mantenha sempre os alimentos separados:
  • Não misture carnes cruas e carnes cozinhadas;
  • Não misture peixes cruz e peixes cozinhados;
  • Não misture vegetais crus e vegetais cozinhados;
  • Utilize um termómetro para perceber se o alimento já está devidamente cozinhado ou corte para ter a certeza.

COMO FAZER O CHURRASCO PERFEITO

As dicas não são nossas, mas sim de quem percebe muito do assunto. Falamos do chef de cozinha Jamie Oliver, conhecido em todo o mundo pela forma ligeira, descontraída e descomplicada como aborda a cozinha. Atente às sugestões.

Usar o equipamento certo

Pode parecer uma dica básica, mas o equipamento ideal para fazer o churrasco perfeito é mesmo um que funcione a carvão, pois dará aquele aspeto de chamuscado que tanto caracteriza os grelhados no churrasco.

A segunda coisa a ter em conta é o uso de uma tampa, que ajuda a travar o sabor e a manter a temperatura constante.

Respeitar o timing

O churrasco perfeito exige paciência e concentração, precisamente por esta ordem, visto que é preciso primeiro esperar que as chamas desapareçam e atentar ao facto de apesar grelhar o alimento quando o carvão fique branco / cinzento e brilhante.

Ter a temperatura certa

A melhor forma de testar o calor de um grelhador antes de colocar o alimento é tendo em conta o tempo que aguentamos ter a nossa mão a cerca de 12 centímetros da placa:

  • 6 segundos = calor baixo
  • 4 segundos = calor médio
  • 2 segundos = calor alto

Utilizar ferramentas adequadas

Quantas vezes deixou cair um pedaço de carne ou peixe? Quantas vezes se queimou enquanto preparava um churrasco? Não se preocupe, pois não está sozinho e isso só pode significar uma de duas coisas: ou que talvez não tenha grandes dotes culinários ou que está a utilizar as ferramentas erradas. Em qualquer superfície comercial encontra kits que o ajudarão a preparar e confecionar o churrasco perfeito.

Fazer os seus próprios hambúrgueres

Os hambúrgueres caseiros são melhores e tem a certeza dos ingredientes que está a comer, bem como a sua origem e qualidade. E é tão simples de preparar… Escolha carne de boa qualidade, tempere com sal e pimenta e leve a grelhar. Nada mais simples!

Grelhar mais peixe

É natural que nos lembremos de imediato da carne quando falamos em churrasco. Porém, e o peixe? Obtém resultados perfeitos! Basta lembrar-se do bem que lhe sabem as sardinhas de São João, por exemplo. Mas há muitos outros peixes ótimos para grelhar, como truta, robalo, salmão, bacalhau…

Nunca esquecer a marinada

Quando as receitas indicam: “deixar a marinar durante algumas horas, preferencialmente durante toda a noite” não é à toa. É precisamente esta marinada e este tempo de atuação da mesma que permitem que o alimento a cozinhar adquira o sabor do preparado colocado e permita criar sumo suficiente para que a carne não fique seca.

Não utilize a marinada toda no início da preparação da carne, mas sim para ir barrando a carne, o peixe ou vegetais co um pincel a cada dez minutos.

Não estragar os vegetais

Apesar de ser um tipo de comida mais tipicamente carnívora, na verdade, também pode confecionar vegetais e com que bela refeição irá ficar.

Deverá cortar os vegetais em rodelas uniformes e, sem qualquer tempero, colocar a grelhar. Só quando estiverem prontas, deverá temperar com um pouco de azeite, sal e vinagre.

Siga as dicas de quem sabe para preparar o churrasco perfeito e diga-nos como correu a experiência! Bons cozinhados!

Fonte: https://www.e-konomista.pt/

Affogato al caffé – Tão simples que quase nem se lhe pode chamar receita…

Tarte de Bacalhau: boa todos os dias