in

Pudim Nuvem da Aldeia (com El Madarin)

Pudim Nuvem – Acredito que associar ovos ao pudim flan Mandarin não seja novidade para muitos de vós, porque há muitos anos que esta receita é praticada em Portugal. E vamos ser claros, convém sempre ter uma receita funcional como esta na gaveta, é rápida, leva pouco tempo de fogão e é uma delicia. 

Ingredientes do pudim nuvem

  • 2 saquetas de pudim flan “El mandarin”
  • 1 l de leite (uso meio gordo)
  • 7 gemas
  • 7 claras
  • 6 colheres de sopa de açúcar 
  • Caramelo líquido (a gosto)

Preparação do pudim nuvem da aldeia com pudim flan Mandarin 

Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve. Misture as gemas com o açúcar e o pó do pudim mandarin. Depois de bem misturados adicione cerca de 250 ml de leite. Coloque o restante leite ao lume. Depois do leite levantar fervura adicione o creme que preparou e mexa energicamente para não formar grumos.

Deixe novamente levantar fervura e mexa durante alguns minutos até o preparado engrossar.  Retire do lume e envolva as claras batidas em castelo.  Verta a mistura numa forma previamente caramelizada.

Deixe o pudin arrefecer e leve ao frigorifico.  Desenforme apenas após 6 a 7 horas de frio, o ideal é manter de um dia para o outro. O pudim forma vácuo dentro da forma, é possível que tenha que dar um jeitinho com uma faca na lateral para permitir a entrada de ar e assim facilitar a desenforma.

Dicas finais

Esta receita pode ser ajustada ao gosto pessoal. 

7 ovos para 1 litro de leite é uma quantidade generosa, mas não podemos esquecer que são eles os responsáveis pela fofura deste pudim. Contudo se não tiverem esta quantidade podem reduzir até um mínimo de 4 ovos. Eu pessoalmente gosto de aumentar, quando tenho muitos ovos aumento a quantidade para 9 e junto mais uma colher de açúcar á receita. 

Este pudim não é muito doce, as 7 colheres de açúcar são claramente responsáveis pelo equilíbrio intermédio, que pode ser alterado se assim o desejarem.

Fonte; https://pecadosnoprato.blogspot.com/

Sobremesa Surpresa de Boca Doce

Como fritar uma Alheiras de Mirandela sem rebentar fica perfeita mantendo todo o seu sabor