in

Segredos da Costela de Porco assada no Forno de lenha revelados: Aprenda a fazer em casa

Foto ilustrativa de Prazeres do Palato
Foto ilustrativa de Prazeres do Palato

Claro! Aqui está uma receita de costela de porco assada no forno de lenha, com um toque de Portugal:

Ingredientes:

  • 1 costela de porco (cerca de 2 kg)
  • 4 dentes de alho, picados
  • 2 colheres de sopa de massa de pimentão
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sumo de 1 limão
  • Sal e pimenta q.b.
  • Batatas para acompanhar (opcional)

Instruções:

Comece por preparar a costela de porco. Certifique-se de que está limpa e livre de quaisquer restos de ossos soltos. Se necessário, peça ao talhante para cortar a costela em pedaços menores para facilitar o assado.

Numa tigela, misture o alho picado, a massa de pimentão, o azeite, o sumo de limão, o sal e a pimenta. Esfregue bem a mistura em todos os lados da costela de porco. Certifique-se de que a carne fica bem temperada e deixe marinar por pelo menos 2 horas (ou até mesmo durante a noite) para obter um sabor mais intenso.

Pré-aqueça o forno de lenha a uma temperatura média-alta. Certifique-se de que o forno está bem aquecido antes de colocar a costela.

Se desejar, pode adicionar batatas cortadas em pedaços ao tabuleiro para assar juntamente com a costela. Elas ficarão deliciosas com os sucos da carne.

Coloque a costela de porco no tabuleiro de assar e leve ao forno de lenha. Deixe assar por cerca de 2 a 3 horas, virando a costela ocasionalmente para garantir que fique bem cozida e dourada por todos os lados.

Verifique a temperatura interna da costela com um termômetro de carne. A temperatura ideal é de aproximadamente 70°C para uma carne macia e suculenta. Certifique-se de não ultrapassar muito essa temperatura, pois a costela pode ficar seca.

Retire a costela do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de fatiar. Isso ajudará a reter os sucos da carne.

Sirva a costela de porco assada no forno de lenha com as batatas assadas e desfrute desta deliciosa refeição tradicional portuguesa.

Espero que goste desta receita de costela de porco assada no forno de lenha! Bom apetite!

O SEGREDO

Lembre-se de que essas são instruções básicas e você pode ajustar os temperos e o tempo de cozimento de acordo com suas preferências pessoais. É sempre importante verificar a temperatura interna da carne com um termômetro de alimentos para garantir que esteja cozida adequadamente. A temperatura interna recomendada para costela de porco é de cerca de 63°C.

Rabo de Boi: Uma Receita suculenta e cheia de personalidade!

Receita de Farofa: Descubra como fazer esse clássico da culinária Brasileira!