in

Mil Folhas Russo

Há ainda quem o chame de Napoleão, eu chamo-lhe mil folhas russo. Conjuga um creme fofo e firme com duas placas de massa folhada que resultam numa harmonia perfeita.

Ingredientes do mil folhas russo

  • 2 massas folhadas quadradas
  • 50 g maizena
  • 150 g açúcar
  • 40 g gelatina neutra em pó ou 10 folhas de gelatina
  • 250 ml leite
  • 12 claras
  • 250 g açúcar
  • Uma colher de café de aroma de baunilha em pó (pode ser outro a gosto )
  • Açúcar e canela em pó a gosto

Mil Folhas Russo Napoleão

Preparação do mil folhas russo

Desenrole as duas bases de massa folhada. Estenda-as e pique-as com um garfo. Leve-as a assar a 200 por aproximadamente 30 minutos. Vá observando se elas ficarem tostadas retire-as antes. Se não tostarem aplique o grill.
Bata as claras em castelo bem firme (por aproximadamente 10 minutos). Vá acrescentando o açúcar gradualmente até elas alcançarem a textura consistente.

Misture a seco a maisena, o açúcar o açúcar baunilhado e a gelatina em pó. Junte o leite gradualmente, mexa até misturar bem todos os ingredientes. Leve ao lume a engrossar.
Depois acrescente o creme de maizena ainda quente ás claras em castelo. Batendo com a batedeira.
Depois de tudo muito bem misturado espalhe o creme sobre uma base de massa folhada. Coloque a outra massa folhada por cima e pressione um pouco. Com ajuda de uma espátula alise bem as quatro laterais.

Leve ao frigorifico por pelo menos 3 horas.
Depois corte em retângulos ou deixe inteiro, conforme preferir.
Polvilhe generosamente com açúcar em pó e decore a gosto com a canela.

Dicas finais

➢ Se quiserem que o vosso bolo mil folhas russo fique mais direitinho, posem aparar as laterais antes de o polvilhar.
➢ Eu não tinha gelatina em pó, então troquei por 10 folhas de gelatina. Demolhei-as e escorrias. De seguida acrescentei-as ao creme, depois de este engrossar e sair do lume. Mexi e ficou ótimo.
➢ Se a vossa massa folhada ficou com folhos, façam batota como eu. Virem a parte torta para dentro, em contacto com creme e não se vai notar nada.
➢ Esta receita é boa para aproveitar as claras de ovo que sobram de outras doçarias. Se não for o caso podem sempre usar as gemas neste delicioso bolo: Pão de lo de Ovar. Garanto que não se vão arrepender.

fonte: https://pecadosnoprato.blogspot.com/

Doce de mousse, natas e bolacha

Bolo de abacate com textura ligeiramente humedecida