
Hoje voz trago uma reedição de uma receita que esta ligado a costumes e tradições em Portugal, sobretudo na Páscoa, marcando o fim do longo período de jejuns e abstinências da Quaresma, não é de surpreender que tantos dos costumes tradicionais desta época se prendam com o comer e o beber.
Ingredientes
- 2 pernas de cabrito
- 4 fatias de bacon ligeiramente grossas
- 3 cebolas medias
- 6 dentes de alho
- 2 colher (das de sopa) de pimentão doce
- 2 colher (das de sopa) de azeite
- 1 colher (das de chá) de pimenta branca
- 1 colher (das de café) de pimenta negra
- 2 copos de vinho branco
- 1 ramo de salsa
- 3 folhas de louro
- Batatas quanto baste
- Sal grosso quanto baste
- 1 chávena (das de café expresso) azeite
- 1 ramo de tomilho
Preparação
Esmague, num almofariz, os alhos e misture com o azeite, o sal, o pimentão e as pimentas até fazer uma papa. Com esta papa esfregue toda a perna de cabrito, que pode estar inteira ou com uns cortes mantendo o aspecto inteiro.
Coloque a perna barrada numa travessa refretaria e por cima disponha a cebola cortada em meias luas grosseiramente, a salsa e o louro. Tape com película aderente e guarde no frigorífico até ao dia seguinte.
Uma hora antes de assar rega se com o vinho branco misturado com um pouco de água, põe-se o pingue sobre a carne e as tiras de bacon, leva-se ao forno a 200º a assar com todos os temperos + ou – 2 horas.
Entretanto descasque e corte as batatas em gomos e tempere-as com sal e tomilho, numa sertã com azeite refogue as um pouco, feito isso coloque-as à volta da perna e leve ao forno mais 30 minutos para tomarem gosto e acabar de assar.
Sirva com arroz branco e enfeite com rodelas de laranja.
Bom Apetite
Fonte: Cozinha do Zezao