in ,

Batatas a Murro. Sabe qual a diferença da receita Portuguesa e Brasileira?

Batatas a murro (Portugal) ou batatas ao murro (Brasil) é uma receita típica portuguesa de batatas assadas.

Há algumas variações mais populares da receita: em algumas receitas a batata é aberta com um pequeno murro depois de cozidas e antes de irem ao forno, e em outras receitas as batatas são abertas após irem ao forno, sem serem previamente cozidas.

Na Espanha, batatas a murro são conhecidas como “patatas al puñetazo“, “patatas machacadas” ou “patatas chafadas“.

As batatas a murro podem ser comidas sozinhas, como aperitivo, mas são tradicionalmente servidas como acompanhamento de diversos pratos portugueses à base de carne bovina e suína, aves e peixe (bacalhau, polvo, etc).

Por que se dá um murro na batata?

A principal razão para que a batata receba um murro é para que se abra e para que o azeite e temperos penetrem em seu interior.

Quando a batata recebe o murro antes de ir ao forno, isto também fará com que parte do seu interior fique exposto, deixando a batata muito mais crocante ao final do preparo.

Receita de batatas a murro

Nossa receita de batata a murro é preparada em duas etapas: (1) a batata é lavada e cozida com casca por cerca de 10 minutos e (2) a batata é aberta com um murro, temperada e levada ao forno bem quente por cerca de 20 minutos.

O resultado final é uma batata bem macia por dentro, e com algumas partes crocantes e douradas por fora.

INGREDIENTES  

  • 1 quilo de batatas pequenas com casca
  • 60 gramas de azeite de oliva (4 colheres de sopa)
  • 1 1/2 colher de chá de sal
  • 1 cabeça de alho
  • 4 ramos de alecrim (opcional)

Lave bem as batatas. Use uma esponja para retirar o excesso de terra. A casca das batatas não deve ser retirada.

Coloque as batatas em uma panela média. com cerca de 3 litros de capacidade. Cubra-as totalmente com água (1,5 litros a 2 litros de água). Adicione 1 colher de chá de sal.

Leve ao fogo alto e espere ferver. Quando ferver, reduza o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, até que as batatas estejam macias

Com um garfo, cheque se as batatas estão macias – o garfo deve penetrar facialmente, sem muita resistência. Retire as batatas do fogo e drene a água

Regue cerca de 2 colheres de sopa de azeite de oliva em uma assadeira. Se preferir, cubra a assadeira com papel manteiga.

Coloque as batatas na assadeira. Distribua bem para que elas não fiquem aglomeradas. Caso contrário eles irão cozinhar e não irão assar

Com o fundo de um copo, amasse levemente as batatas. Também podem ser amassadas com a palma da mão, mas as batatas provavelmente estarão muito quentes para isso.

Coloque dentes de alho e ramos de alecrim (opcional) entre as batatas. Não tire a casca dos dentes de alho, pois eles irão queimar e ficarão com um um sabor desagradável.

Regue com mais 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Com um pincel, distribua bem o azeite por toda a superfície das batatas. Adicione mais 1/2 colher de sal sobre as batatas.
regue e pincele azeite sobre as batatas
Leve ao forno preaquecido a 250 graus Celsius. Deixe assar por cerca de 15 minutos, até que as batatas estejam douradas. Vire-as e asse-as por mais 5 minutos.

Ao final as batatas estarão douradas e levemente crocantes por fora e muito macias por dentro. Sirva com mais azeite. Polvilhe mais sal se necessário.

Fonte: https://www.cozinhatecnica.com/

Receita do famoso Cozido das Furnas, o caseiro, autêntico e original.

Sabemos que não há comida como a da avó. Aquele Bolo Celestial de Laranja e Amêndoa como só elas sabem fazer, verdade?