
Você já experimentou bolacha de araruta? Essa é uma receita tradicional brasileira, feita com um tipo de fécula extraída da raiz da planta araruta. A bolacha de araruta é crocante, leve e derrete na boca. Além disso, é uma ótima opção para quem tem alergia ao glúten, pois não leva farinha de trigo na massa.
A origem da bolacha de araruta é incerta, mas há registros de que ela era consumida pelos índios brasileiros antes da colonização. A araruta era cultivada em diversas regiões do país, especialmente no Nordeste, onde era usada para fazer mingaus, pães e bolos. Com o tempo, a bolacha de araruta se tornou um símbolo da culinária nordestina, sendo encontrada em feiras e mercados locais.
Para fazer a bolacha de araruta, você vai precisar de:
INGREDIENTES
- 500 g araruta
- 1 xícaras (chá) coco ralado
- 2 xícaras (chá) açúcar
- raspas de limão
- 1⁄2 margarina ou manteiga
- 3 ovos
- 1⁄2 fermento em pó
INSTRUÇÕES
Em uma vasilha coloque a araruta, logo após bata rapidamente os ovos e acrescente junto com o açúcar, o coco ralado e amasse bem
Junte as raspas de limão, logo após isso faça bolinhas e achate-as com o garfo para ficarem com sua aparência característica
Coloque em uma forma untada e a polvilhe com farinha de trigo
Leve para o forno aquecidos por 15 minutos, não deixando dourar por cima.
Assim que ficar dourada por baixo e permanecer branca por cima, está na hora de tirar
Pronto! Agora você pode saborear essa delícia com um café ou um chá. A bolacha de araruta é perfeita para o lanche da tarde ou para presentear alguém especial. Experimente e compartilhe sua opinião nos comentários!
Fonte da receita e foto: https://www.cozinhatradicional.com/